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Você sabia que a atividade física pode reduzir consumo de medicamentos?

A vida moderna trouxe algumas facilidades: controle remoto, carro, computador, celular… Coisas que não estimulam nos movimentarmos como faziam nossos avós antigamente. Consequência: estamos mais sedentários e propensos a desenvolver sobrepeso, obesidade e doenças crônicas como hipertensão e diabetes. O ortopedista Paulo Henrique Mulazani destaca que a prática de atividades físicas têm se tornado cada vez mais necessária. “Temos que levar em consideração o tipo de vida que mudou ao longo dos anos. As pessoas estão mais sedentárias e comendo alimentos mais calóricos e a prática de atividade física é uma importante aliada no combate aos problemas de saúde”, reforça.
 
Como começar? Paulo Henrique explica que isso depende da faixa etária de cada um. “Os mais jovens costumam ter mais facilidade em praticar atividades físicas porque não costumam ter problemas de saúde. Nesse caso, recomendamos que sejam praticados exercícios aeróbicos, que tenham uma movimentação maior – como, por exemplo, natação ou uma corrida. E dependendo da idade do paciente, deve-se associar um pouco de atividades com peso (conhecidas como anaeróbico)”. O ortopedista ressalta a necessidade da avaliação física prévia antes de iniciar o esporte, porque há casos específicos em que algumas atividades físicas não são indicadas ao futuro atleta.

O circuito é uma atividade física que reúne uma frequência aeróbica mais alta com o uso moderado de peso e é uma das grandes dicas para quem quer fazer atividade física. Porém, o ortopedista alerta que é preciso paciência para adquirir o condicionamento físico. “Em alguns casos as pessoas querem começar a atividade física em novembro para estar em forma em dezembro. Isso não é saudável. O segredo da atividade física é um começo modesto, bem planejado e com orientação”, afirma Mulazani.

 

Aliado na redução de medicamentos – A reeducação alimentar e a prática de atividades físicas não proporcionam só um melhor condicionamento físico. Eles vão além e liberam hormônios que possibilitam, em alguns casos, até parar de usar medicamentos contra ansiedade e depressão. O ortopedista Paulo Henrique Mulazani também destaca os benefícios para hipertensos e diabéticos. “Com uma boa orientação médica os hipertensos, quando fazem atividade física, tendem a reduzir a pressão arterial ao longo do tempo. Nos diabéticos, a perda de peso reduz a resistência periférica à produção de insulina. Ou seja, em alguns casos a atividade física mantém a diabetes sobre controle”, conclui o médico.

(Fonte: Ilana Paiva / Blog da Saúde, com informações da Web Rádio Saúde)

Benefícios da prática regular de atividades físicas:

  • Fortalecimento dos ossos e músculos;

  • Melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório;

  • Redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças;

  • Melhora da saúde mental e do humor;

  • Redução do estresse;

  • Controle da pressão arterial e níveis de açúcar no sangue;

  • Melhora em quadros de depressão;

  • Aumento da autoestima e da sensação de bem-estar;

  • Aumento da expectativa de vida;

  • Melhora da qualidade do sono;

  • Controle de peso;

  • Manutenção da autonomia nas atividades diárias e prevenção do risco de quedas para pessoas de terceira idade.


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