Facebook Clínica Sul Mineira Instagram Clínica Sul Mineira
Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h | Sábado das 8h às 12h       Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151 - Morro Chic | Itajubá - MG       Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Clínica Sul Mineira
 
 
 

Notícias

 

Saiba como acontece e como evitar a intoxicação alimentar!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mundialmente, cerca de 600 milhões de pessoas adoecem por conta de intoxicação alimentar e 420 mil morrem por essa causa, anualmente. E, por se tratar de uma doença evitável e altamente dependente das medidas preventivas no que diz respeito às condições sanitárias, conhecer e aplicar tais medidas são as principais ferramentas que temos para contornar essa doença.

 

INTOXICAÇÃO OU INFECÇÃO ALIMENTAR?

De maneira geral, utilizamos a expressão “intoxicação alimentar” para fazer referência a uma doença gastrointestinal que tem como causa a ingestão de alimentos contaminados, mas ela engloba dois conceitos distintos: a infecção e a intoxicação alimentar.

A infecção alimentar é definida como sendo a presença de micro-organismos nos alimentos, no qual a sua ingestão relaciona-se ao desenvolvimento de doenças. Um exemplo é a contaminação de ovos crus pela bactéria Salmonella que, quando ingeridos, podem causar a Salmonelose.

Já a intoxicação alimentar é definida pela presença de toxinas de microrganismos presentes nos alimentos, ou seja, a ingestão da toxina do micro-organismo é que leva ao quadro de intoxicação alimentar. Um exemplo é a ingestão da toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente em alimentos processados sem o preparo adequado.

 

CUIDADOS NO PREPARO DOS ALIMENTOS

 

CUIDADOS NAS REFEIÇÕES FORA DE CASA

 

ALIMENTOS COM MAIOR RISCO

Quando o assunto é a higiene alimentar, sabemos que qualquer deslize nos cuidados sanitários pode ser suficiente para o quadro de intoxicação ou infecção alimentar. Sendo assim, com base no maior risco de contaminação, veja abaixo a lista com os alimentos que exigem um cuidado ainda maior no preparo e consumo:

 

SERÁ QUE ESTOU COM INTOXICAÇÃO ALIMENTAR?

É importante ressaltar que, mesmo com todos os cuidados sendo tomados, ainda há risco de intoxicação, devido aos diversos fatores envolvidos no preparo do alimento. Um pequeno deslize no cuidado, muitas vezes imperceptível, acaba sendo o responsável pela intoxicação alimentar. Por isso, é sempre importante ter a prevenção um hábito cada vez mais reforçado: verifique a condição atual do alimento, armazenamento, local responsável pelo preparo e mantenha as medidas básicas de higiene, higienizando as mãos antes e após as refeições.

Ainda que os sintomas relativos à intoxicação alimentar possam apresentar uma grande variedade, as principais queixas tendem a ser as gastrointestinais, principalmente o vômito e a diarreia. Com isso, o fator comum é a grande perda de água e nutrientes no decorrer da evolução da doença. Assim, um dos principais riscos de um paciente com intoxicação alimentar é a desidratação. Por isso, a recomendação de ingestão de líquidos passa a ser ainda mais importante nesse verão.

Durante um episódio de suspeita de intoxicação alimentar, evite a ingestão de leite. Mesmo que você não apresente intolerância à lactose (açúcar presente no leite e em seus derivados) os sintomas gastrointestinais podem piorar após a sua ingestão.

Em caso de suspeita de intoxicação alimentar, procure atendimento médico. Com frequência, o diagnóstico é fornecido após um bom relato ao médico e você pode ajudá-lo respondendo a algumas perguntas simples, mas que fazem toda a diferença na hora da condução do seu tratamento. Portanto, assim que apresentar os sintomas de intoxicação alimentar, tente obter as respostas para perguntas abaixo para relatar com detalhes ao seu médico:

Outras perguntas deverão ser feitas durante a consulta, principalmente a respeito dos seus sintomas no momento da consulta, mas leve consigo a resposta detalhada das três perguntas acima para que ele possa te ajudar da melhor forma.

(Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br/2020/12/22/intoxicacao_alimentar/)


Voltar
Powered by Embed Google Maps & https://skipborules.com/
 
Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151
Morro Chic | Itajubá - MG
 
Endereço Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h
Sábado das 8h às 12h
 
Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Receba informações em seu e-mail.
 
© 2024 Clínica SulMineira Tomossul - Todos os Direitos Reservados
Support Informática LTDA