Facebook Clínica Sul Mineira Instagram Clínica Sul Mineira
Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h | Sábado das 8h às 12h       Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151 - Morro Chic | Itajubá - MG       Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Clínica Sul Mineira
 
 
 

Notícias

 

MAMOGRAFIA E CÂNCER DE TIREOIDE - ESCLARECIMENTO DR. DRAUZIO VARELLA

Na tarde desta segunda-feira, 10 de outubro, o Dr. Drauzio Varella publicou em seu blog uma nota de esclarecimento sobre uma suposta ligação entre a mamografia e o aumento do câncer de tireoide.

Em um mês tão importante para prevenção sobre o câncer de mama, não nos deixemos enganar com falsas informações.

Mulher informada, mulher prevenida.

 

Leia esclarecimento:

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma moça alega que o dr. Drauzio Varella teria gravado um programa de TV em que afirmaria que o câncer de tireoide tem aumentado entre as mulheres por causa do excesso de radiação a que elas estariam expostas durante os exames de mamografia e radiografias odontológicas.

A mesma mulher critica os médicos por não oferecerem o protetor detireoide durante os exames, o que ofereceria grave risco à saúde.

O conteúdo do vídeo não é verdadeiro. O boato surgiu há alguns anos, possivelmente nos Estados Unidos, mas ganhou repercussão graças ao vídeo, que logo viralizou pelo aplicativo Whatsapp.

“Nunca gravei nenhum programa afirmando que a mamografia causa câncer de tireoide. Esse tipo de afirmação confunde a população e é um desserviço”, diz o dr. Drauzio Varella.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), há de fato um aumento no número de casos de câncer de tireoide, provavelmente devido ao número excessivo de ultrassons que detectam o tumor.

“Esses exames detectam nódulos que talvez nem fossem se manifestar”, afirma o médico.

Os nódulos benignos e os cânceres de tireoide de fato ocorrem com mais frequência em mulheres, ainda segundo o INCA, muito provavelmente devido a questões hormonais.

Segundo o Colégio Brasileiro de Radiologia, a dose de radiação para a tireoide durante um exame de mamografia é muito baixa e não apresenta risco à saúde.

A Comissão Nacional de Mamografia, formada por diversas entidades médicas, divulgou nota no ano passado afirmando que o exame é seguro e que o protetor de chumbo usado para proteger a tireoide tem um efeito psicológico, portanto seu uso não é obrigatório e ele só deve ser oferecido quando solicitado pela paciente.

A Comissão, inclusive, não recomenda o uso do protetor, pois ele “pode interferir no posicionamento da mama” e atrapalhar o exame.


https://drauziovarella.com.br/cancer/mamografia-e-cancer-de-tireoide/. Publicado em 10/10/2016.


Voltar
Powered by Embed Google Maps & https://skipborules.com/
 
Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151
Morro Chic | Itajubá - MG
 
Endereço Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h
Sábado das 8h às 12h
 
Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Receba informações em seu e-mail.
 
© 2024 Clínica SulMineira Tomossul - Todos os Direitos Reservados
Support Informática LTDA