Facebook Clínica Sul Mineira Instagram Clínica Sul Mineira
Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h | Sábado das 8h às 12h       Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151 - Morro Chic | Itajubá - MG       Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Clínica Sul Mineira
 
 
 
Agende seu exame pelo Whatsapp 35 98817-2554
 
 

Notícias

 

25 de abril: Dia Mundial de combate à Malária

O que é Malária, Sintomas, Tratamento, Transmissão, Tem Cura?

O Que é Malária?

A malária é uma infecção do sangue que é transportado de pessoa para pessoa por mosquitos. A doença foi reconhecida há milhares de anos e uma vez foi encontrada em quase todos os lugares, exceto nas regiões mais setentrionais do mundo. A malária foi aniquilada na América do Norte, na Europa Ocidental e na Rússia. No entanto, continua a ser um problema sério em grande parte do mundo tropical e subtropical. Milhões de pessoas continuam a ser infectadas todos os anos e cerca de um milhão delas morreu. No entanto, cerca de 1.500 pessoas por ano são diagnosticadas com malária no Reino Unido depois de retornar do exterior.

Quais são os Sintomas ?

Com a malária você desenvolve uma febre alta, que vem a cada dois dias ou poucos dias. Quantas vezes a febre retorna varia com cada espécie de malária. Muitas infecções não mostram esse padrão clássico de febres retornando. Em muitas pessoas, a infecção parecerá mais como gripe com febre alta e dores no corpo. As pessoas também se queixam de dor de cabeça , náuseas, arrepios (rigores), sudorese e fraqueza. À medida que a infecção progride, as febres ficam menos graves e você parece se recuperar. No entanto, a infecção pode permanecer em muitas pessoas por vários anos, particularmente para aqueles com uma longa história de exposição à malária. Essas pessoas podem desenvolver alguma imunidade e podem estar infectadas por muitos anos, enquanto raramente apresentam sintomas. 

Como  é Transmitida?

É causada por um parasita particularmente desagradável chamado plasmodium. A malária é espalhada exclusivamente por mosquitos femininos portadores da doença. Os mosquitos machos, curiosamente, não se alimentam de sangue, ao contrário das suas homólogas femininas, o que significa que é praticamente impossível transferir a doença de uma pessoa para outra.

Cuidados Médicos, Exames e Testes 

As pessoas que recentemente viajaram para um país onde a malária existe e que desenvolvem febre alta ou outros sintomas que podem ser malária devem procurar atendimento médico imediato. Um profissional de saúde realizará testes de sangue para determinar se você tem malária e, em caso afirmativo, qual tipo.

Tratamento 

O seu médico irá prescrever imediatamente um remédio ou uma combinação de medicamentos, dependendo do tipo de tensão e de onde você estava infectado. Em grande parte do mundo, a malária é tratada em casa com medicação oral e fluidos. Infecções graves requerem terapia com drogas intravenosas. O aspecto mais importante do cuidado domiciliar é garantir que você beba muitos líquidos e não se desidratar.

Prevenção da Malária

Para as pessoas que viajam para áreas onde a malária existe, a prevenção é talvez o aspecto mais importante da gestão da doença. Procure conselhos bem antes de viajar, porque alguns medicamentos precisam ser iniciados antes de viajar. Repelentes nem sempre são eficazes, depende muito da composição deles.  A roupa coberta também ajuda a evitar mordidas. As cores claras, soltas, calças, em vez de shorts, e as camisas com mangas compridas são preferíveis, especialmente a partire do início da noite, quando os mosquitos preferem se alimentar.

(Fonte: www.opas.org.br)


Voltar
Powered by Embed Google Maps & https://skipborules.com/
 
Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151
Morro Chic | Itajubá - MG
 
Endereço Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h
Sábado das 8h às 12h
 
Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Receba informações em seu e-mail.
 
© 2024 Clínica SulMineira Tomossul - Todos os Direitos Reservados
Support Informática LTDA