Facebook Clínica Sul Mineira Instagram Clínica Sul Mineira
Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h | Sábado das 8h às 12h       Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151 - Morro Chic | Itajubá - MG       Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Clínica Sul Mineira
 
 
 

Notícias

 

21 de Marco - Dia Internacional da Síndrome de Down

No dia 21 de março, se comemora anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), com o objetivo de levar mais informações a respeito do tema, para toda a população, enfatizando a importância dos direitos de inclusão e o não preconceito aos portadores desta síndrome. A SD é uma condição genética, e qualquer pessoa pode nascer com ela. No Brasil, há cerda de 270mil pessoas com SD. Nós, seres humanos, somos formados por células e dentro destas células existem os cromossomos, onde estão informações genéticas, que definem a cor dos olhos, a altura e outras. Estes cromossomos são agrupados em 23 pares, totalizando 46. Qualquer pessoa pode ser formada e nascer com um a mais, ou seja, 3 cromossomos no par 21, totalizando 47 cromossomos, o que caracteriza a SD.

Características da pessoa com Síndrome de Down

A pessoa com SD tem características como olhos puxadinhos para cima, implantação mais baixa das orelhas, língua grande e pesada, fraqueza nos músculos (hipotonia), estatura baixa e podem ter excesso de peso. Há também o risco de ter problema cardíacos, alterações respiratórias, na tireoide e apneia do sono. Portanto, estímulos com fisioterapia, fonoaudiologia, orientações nutricionais, bem como, o acompanhamento médico, são importantes para auxiliar no desenvolvimento e melhora da qualidade de vida, além de facilitar e colaborar com suas atividades no lazer, no trabalho, no estudo, e tudo mais que queira fazer.

É possível que ainda haja preconceito e muita desinformação, porém, pessoas com Síndrome de Down não somente são capazes, como têm o direito de ter independência, estudar, casar, trabalhar e muito mais. Suas habilidades motoras e cognitivas podem ser desenvolvidas e para isso é preciso além do amor, carinho e compreensão a inclusão.

(Fonte: G1)


Voltar
Powered by Embed Google Maps & https://skipborules.com/
 
Endereço Clínica Sul Mineira Praça Doutor José Braz, 151
Morro Chic | Itajubá - MG
 
Endereço Clínica Sul Mineira Seg. a Sex. das 7h30 às 18h
Sábado das 8h às 12h
 
Telefone Clínica Sul Mineira 35 3629-9700
 
Receba informações em seu e-mail.
 
© 2024 Clínica SulMineira Tomossul - Todos os Direitos Reservados
Support Informática LTDA